5 Dicas de sucesso com custo zero das principais estratégias de Marketing
- Thiare Sá
- 21 de mar. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de mar. de 2020
Trabalhei em algumas dicas e ideias com custo zero que vão inserir sua empresa nas principais tendências de marketing:
1 - Treine sua equipe para alta performance:
Quando você contrata alguém acaba ganhando o primeiro cliente difícil. O cliente interno é o mais complexo de trabalhar, pois se ele “não comprar” a ideia do seu negócio ele não saberá vendê-la.
Vocês já ouviram falar do método Disney de contratar pessoas?

Neste aspecto a contratação não é feita por aptidão e sim por atitude.
Uma vez que esteja contratado o funcionário é treinado para o sucesso. Independente da função todos são treinados, inicialmente, da mesma forma e juntos num mesmo ambiente (não importa se é alguém que exercerá um cargo de gerência ou que terá funções de limpeza).
O importante é que todos compreendam os propósitos da empresa e sua cultura de hospitalidade junto aos convidados (clientes).
Partindo dessas dicas da equipe do pai do ratinho mais famoso do mundo converse bastante com seus funcionários. Compartilhe suas expectativas, entenda os desafios e limitações de cada um e lute por um clima organizacional excelente para todos se sentirem em casa.
2 - Invista em CRM (Customer Relationship Management):
Calma, não estamos falando aqui em plataformas robustas de gestão como Microsoft, Oracle e Sales Force. Vamos trabalhar sem custo, certo? Então, quando você jogar no Google a real essência do CRM terá: Customer Relationship Management (ou em português Gerenciamento de Relacionamento com cliente) será que: é uma abordagem que coloca o cliente como principal foco dos processos de negócio, com o intuito de perceber e antecipar suas necessidades, para então atendê-los da melhor forma.

Partindo dessa premissa a dica é pensar sempre com a cabeça de CLIENTE. Além disso, estudos apontam que “conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um antigo”, logo se você tem um cliente: AME ELE DE TODAS AS FORMAS!
Se ele chegou na sua empresa ofereça um bom café, uma água e um bom dia sempre! Monte uma base de contatos (em excel mesmo) tenha o telefone dele, o e-mail, o whatsapp e data de aniversário. Mande um “obrigado pela sua visita! ” Mande “parabéns pelo seu aniversário” e até mesmo um “vimos aqui que você não vem tem um tempo e chegou um produto novo”!
3 - Invista em Marketing Digital:
Sem desespero nesse ponto por favor. Todos os meus clientes já chegam com mil e um argumentos dizendo que não tem budget (orçamento) para investir e o assunto vira um drama total. A regra é clara, todos estão conectados o tempo todo e:
VOCÊ TAMBÉM TEM QUE ESTAR CONECTADO.
É isso!
A dica aqui é: se seu produto é legal, peça ao seu cliente para compartilhar nas redes sociais dele foto com seu produto e marcar você!
Seu serviço é legal? Tire uma foto do seu cliente usufruindo do seu serviço e poste o conteúdo em todas as redes possíveis, com autorização dele é claro.

Dá uma olhada no Instagram quais as “#” mais aderentes aos seus produtos e serviços e adicione elas nas legendas das fotos, isso trará tráfego a sua página de forma orgânica.
Adicione a localização das suas postagens para divulgar sua localização e área de atuação.
Mantenha frequência nas postagens e principalmente deixe seus perfis abertos.
4 - Trabalhe com estratégia Omnichannel:
Tenha um Instagram, Facebook, e-mail, Whatsapp e esteja disponível em todos eles.

Mantenha frequência na atualização desses canais compartilhando e postando para o cliente não ver uma página atualizada no século passado e pensar “não deve estar mais ativo” e ir para o seu concorrente.E por fim ligue! Ligue para o seu cliente e diz que “está com saudade”, que está “com uma mega promoção” e “tem novidades para ele”.
5 - Abuse de estratégias de Marketing de Retenção:
80% da receita total de qualquer negócio é proveniente de clientes fiéis, logo o marketing de retenção é regra, não tendência. Na era de negócios realizados por assinatura, a relação estabelecida com clientes passou a ter grande importância. Logo, o bom e clássico boca-a-boca (com custo ZERO) é a melhor estratégia desde sempre. Faça um bom trabalho pois clientes satisfeitos acabam se transformando em verdadeiros “vendedores” e repassam para contatos, familiares, amigos, e você já economiza uma boa grana. Dê descontos na recompra (é mais barato dar um desconto que pagar por um novo cliente tá?), cubra os preços da concorrência (se o impacto na sua margem não for tão alto, claro!).

Motive ele a sempre retornar principalmente pelo atendimento!
Espero que essas dicas possam te ajudar a vender mais.
Thiare Sá
Comentários